quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Pisco Sour by Fabio Barbosa do restaurante La Mar (evento Knorr)

Há algumas semanas a Knorr promoveu um encontro de blogueiros com o chef Fabio Barbosa (@barbosafabiop), do La Mar Cebicheria.

Foi um encontro ultré-divertido e enriquecedor, em que pudemos vivenciar a versatilidade daquele Potinho de Caldo Knorr, o mesmo que o Alex Atala apresenta a propaganda na televisão. No evento, o chef Fabio Barbosa utilizou o caldo na preparação de cebiches (ou ceviches) e risotos e mostrou que é possível ter uma qualidade elevada na comida do dia-a-dia sem pagar muito caro por isso.

Comidas à parte, me atentei muito na preparação do Pisco Sour e fiz questão de gravar a preparação! No vídeo o chef dá também algumas informações sobre o pisco, que é uma aguardente feita à base de uva, "tão importante para o Peru como a caipirinha para o Brasil". Ele encerra um mito existente há 2010 anos: pisco é uma bebida Peruana. Além de explicar que o Peru utiliza uma uva específica para produzir a bebida, a pisqueira, mais precisamente 7kg de uva para fazer 1 litro de pisco.



A receita do pisco você já viu em mais um vídeo no Mesa Pra 1, em Agosto de 2008. A minha receita e a receita do chef são muito parecidas:

Ingredientes
- 3 partes de pisco
- 1 parte de limão
- 1 parte de goma de açúcar (a goma é um açúcar diluido e em água e aromatizado com canela e casca de laranja)
- clara de, acho que, 1 ovo

Modo de fazer
Coloque tudo em uma coqueteleira, faça a mágica acontecer e beba. Eu gosto de colocar gelo, acho válido!

La Mar Cebicheria Peruana
R.: Tabapuã, 1410
http://www.lamarcebicheria.com