segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Como tirar um chopp Stella Artois - Aprenda com o vencedor do 14º World Drauhgt Master no Brasil

Apresentamos mais um vídeo da série "como tirar um chopp perfeito"! Desta vez trazemos para vocês como tirar um chopp Stella Artois e, diferentemente dos vídeos da Heineken e da Guinness, em que eu mesmo tiro o chopp seguindo as regras dos instrutores, este vídeo é protagonizado pelo Otagilson de Castro dos Santos, do bar Seo Rosa em Campinas, vencedor da etapa Brasil do 14º World Drauhgt Master e irá para Londres representar nosso país na grande final, concorrendo com profissionais do mundo inteiro.

A Stella Artois convidou o Mesa Pra 1 para o evento de entrega do prêmio, porém fomos até o bar Seo Rosa, conferir in loco o Otagílson em ação, tirando o melhor chopp Stella Artois do Brasil.



Alguns podem pensar que é simples tirar um chopp com perfeição. Porém, como já identificamos, cada cerveja possui um ritual específico, e a Stella Artois não poderia ser diferente: há 9 passos que devem ser seguidos para garantir que a qualidade do chopp será mantida e levada até o consumidor final.

1. O Cálice
Claramente podemos observar no vídeo os cálices específicos da Stella Artois

2. A Purificação
Percebam que o Otagilson garante a limpeza do copo antes de completa-lo com o chopp. O copo deve ser colocado em contato com água gelada para garantir a menor alteração possível na temperatura do chopp Stella Artois.

3. O Sacrifício
Reparem que o jato inicial de chopp que sai da chopeira não vai para o copo, sendo 'sacrificado', garantindo que o líquido que chega até o consumidor é o mais fresco possível.

4. A Alquimia
Existe um ângulo de 45° criado entre o jato do chopp e o copo, criando naturalmente a proporção ideal de espuma e líquido no copo

5. A Coroação
O famoso 'colarinho'. É imprescindível a existência do colarinho no cálice com chopp Stella Artois, formado no momento em que o copo retorna para a posição vertical, no momento em que metade do copo está cheio.
Há quem não goste, mas o colarinho preserva a sabor, aroma e temperatura do chopp.

6. A Reverência
Após ser fechada, não deve haver contato entre a chopeira e o cálice.

7. A Guilhotina
Garantindo que a espuma dure mais tempo, o excesso de espuma é retirado com o auxílio de uma espátula também em um ângulo de 45°. Após uso, a espátula deve ser colocada em um copo com água limpa.

8. A Regra Inviolável
Colarinho de 2 dedos ou 3cm. Claramente visível no vídeo!

9. A Premiação
Receber o cálice, completo de chopp Stella Artois, com o colarinho adequado, visualizando o logo é como receber um prêmio! É importante que o profissional que o esteja servindo deseje 'Saúde' para o consumidor final!

A classificação final, bem como os respectivos bares ficou da seguinte forma:
1º Otagilson de Castro dos Santos - SeoRosa Bar
2º Vivian Aline Salmoron Silva
3º Edson Oliveira - Catedral
4º Neto - Kaá
5º Márcio de Souza - Na Mata