domingo, 21 de novembro de 2010

Calabresa Acebolada

Sinceramente, não tenho idéia de como fiquei tanto tempo sem postar a receita de linguiça calabresa acebolada, um ícone da baixa gastronomia, da comida butequeira, da comida solteira, enfim... um ícone do seu desktop!

O engraçado desta receita é que apesar de ser fácil, de grande penetração no público e relativamente barata, presenciei muito poucas vezes ela sendo elaborada, talvez pelo fato de ela parecer calórica. De qualquer forma, é o que costumo dizer: poder reproduzir na sua própria casa um prato que costumeiramente você solicita aos garçons da vida é sempre uma tarefa recompensadora.

A receita de calabresa acebolada pode ser servida nas situações mais diversas possíveis: ela substitui a pipoca durante o filme, substitui - com maestria, diga-se de passagem - o amendoim durante os jogos de futebol, substitui... é... então... substitui muitas outras coisas em muitas outras situações, porém meu curto tempo me impede de descrevê-las. :)



Ingredientes:
- 350g de linguiça calabresa
- 1 cebola
- azeita

Modo de fazer
Corte a linguiça calabresa em rodelas da espessura de um pouco menos de 1cm. Caso você faça parte do seleto grupo de pessoas que compram linguiças em gomos (SIM, HÁ ESSE TIPO DE GENTE) peça 4 gomos.
A cebola deve ser cortada em rodelas, não picadas, ok?
Quando colocar o que, fica a seu critério: se você gosta da cebola mais durinha, coloque ela no final da 'fritura' da linguiça; em contrapartida, se gosta da cebola mais molinha, refoge ela desde o começo com a linguiça.
O ideal é que você flambe as linguiças em uma frigideira e depois adicione a cebola, mas faça isso apenas se você estiver no nível 'hard' de culinária, nível este que nunca alcançarei!