quinta-feira, 17 de abril de 2008

Mesa pra 1, a origem e o conceito

Mesa pra 1 - Origem

Muito tempo atrás eu tive a idéia de um programa para TV sobre culinária voltado para solteiros, pessoas que estavam começando a ficar independente mas não sabia nem pra que servia um desinfetante ou quando usá-lo. Não tenho capacidade e nem conhecimento para ser apresentador de TV e como não conheço produtores foi uma idéia que ficou guardada comigo.
Em uma viagem que fiz sozinho para os EUA as hostess sempre me perguntavam pra quantas pessoas era a mesa e durante todo o mês que eu passei lá nas minhas férias a resposta era "Table for one, please".
Um belo dia enquanto leio o blog do Véio vejo um post que nada mais era um vídeo dele cozinhando um omelete e ouvindo música. "Véio você é um gênio, vamos criar um blog para as pessoas que estão aprendendo a cozinhar e sempre com uma música no fundo pra dar o tom", juntamos as idéias dele com as minhas e partimos daí.

Conceito Caçulinha

Eu e o Véio sempre conversamos um com o outro da necessidade de produtos em embalagens menores, o caso é que você compra 1 litro de leite pra fazer um molho branco e o leite acaba estragando na geladeira, assim como outros produtos. Como a artartica havia colocado o guaraná caçulinha de volta ao mercado batizamos esse conceito de caçulinha, que não é apenas um conceito de produtos mas também um estilo de vida, no mundo moderno em que vivemos é muito difícil uma pessoa ir ao Makro e comprar uma maionese de 5 litros por dois simples motivos, as famílias são menores atualmente e as pessoas casam mais velhas, então você fica 10 anos da sua vida (dos 25 aos 35 mais ou menos) comprando coisas que você não vai consumir tudo, que ficam dando mal cheiro na geladeira e que no final nada mais são do que desperdício de comida.

Missão do Mesa pra 1

Nossa missão a princípio é comer e beber, e em comendo e bebendo fazer um vídeo do procedimento feito pra cozinhar, mas não uma simples explicação como um livro de receitas, mas a receita, um vídeo do processo mesmo quando ele dá errado, e uma explicação para o leigo porque sabemos que muitas vezes você não sabe o que é um açúcar em "ponto de bala"(assim como nós também não sabemos), bem como você não coloca um termômetro no seu forno pra ver se está à 300 graus.
Além disso temos a pretenção de sugerir aos fabricantes de alimentos para que façam coisas mais voltadas para os solteiros pra evitar o desperdício e facilitar nossa vida.