quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A rota da cerveja artesanal de Buenos Aires pt. 4 - Bar El Federal

Caso você procure por rota de cerveja artesanal ou turismo cervejeiro em Buenos Aires, dificilmente encontrará este comentários sobre este local, o Bar El Federal, um bar histórico (aberto em 1964) localizado no tradicional bairro de San Telmo, no cruzamento das ruas Peru e Carlos Calvo.


Provavelmente por ser o menos turístico de todos os que já falei até agora ou do que ainda falarei. O ambiente, você perceberá isso, é praticamente o mesmo desde a abertura. As mesas, de madeira, são constantemente utilizadas como lousa e percebe-se várias palavras escritas.


Outro ponto positivo é a existência de amendoim open-bar: existe um recipiente imenso, cheio de amendoins, que você pode encher sua cumbuca e comer, enquanto degusta a cerveja fabricada no local.


Infelizmente estava satisfeito e não consegui comer nada, mas, pela cara dos pratos que passavam por mim, adicionado ao fato do local estar cheio de argentinos, posso assegurar que a comida é boa, farta e não é cara.


A cerveja, que eu não lembro o nome, é fabricada no local mesmo, embora não seja possível visualizar os tonéis de fermentação ou outro equipamento típico. Me limitei apenas a questionar o garçom que afirmou produzir a cerveja no próprio local.

A cerveja, que custou cerca de 13 pesos, pela aparência era de trigo. Ok, podem me culpar pela falta de detalhes, eu aguento. Porém, não se esqueçam que toda a rota de cerveja artesanal de Buenos Aires que vocês estão lendo foi feita em um dia e na sequência e, até o momento, degustei 1,1 litro de cerveja na Buller, 3 long necks no Cruzat e 1 litro de cerveja no The Kilkenny Irish Pub.


O bar El Federal vale pela experiência de beber mais uma cerveja artesanal em Buenos Aires, pelo clima nativo/local e deve valer pela comida. Caso alguém conheça ou experimente, em algum momento, a comida do local, deixe seu comentário.

O próximo, e último, post será sobre a Antares.

Bar El Federal
Peru esquina Carlos Calvo
Buenos Aires, Argentina
(0)11 4300 4313