terça-feira, 5 de outubro de 2010

A rota da cerveja artesanal de Buenos Aires pt. 1 - Buller Pub & Brewery


A primeira coisa que vem à cabeça quando falamos de Buenos Aires é um monte de coisa (que eu não falarei aqui) exceto cerveja, certo? Errado! A não ser que você seja uma das 1.300.000 pessoas que votaram no Tiririca. Caso você não esteja contido neste universo (o que remete às aulas de matemática: contido/não-contido; contém/não-contém) pretendo te ajudar com algumas dicas de lugares que vendem cervejas artesanais, provenientes da minha última visita à capital portenha, pois caso você não saiba, a província de Buenos Aires é uma das regiões com a maior quantidade de cervejas artesanais do mundo.

Reservei um sábado inteiro (leia-se: entre 16:00h e 03:00h) apenas para vagabundear por bares que fabricam cervejas artesanais em Buenos Aires, e/ou, vendem cervejas artesanais da Argentina. Finalizei a noite no Pub Crawl BA, apenas para me socializar um pouco mais e não parar de beber!

Minha primeira parada foi o Buller Pub & Brewery, localizado na Recoleta, logo atrás do cemitério e, apesar de estar localizado em um lugar relativamente turístico, para minha sorte, quando entrei, estava relativamente vazio. Porém, tive a vergonha de presenciar um fato ridículo: um brasileiro chegou no balcão e pediu, de uma maneira bem displicente, uma cerveja 'cristal'. A garçonete entendeu 'stout'. Meu, quando que alguém vai em um bar e pede uma cerveja 'cristal'? Que vergonha que me deu nesse momento. Apesar da culpa total do cliente, a garçonete, educadamente (quase que esquecendo suas origens argentinas) entendeu a situação e serviu uma cerveja clara para o ser leguminoso.


Dentro do bar, é possível visualizar os tonéis de fermentação, bem como os demais aparatos necessários para o processo de fabricação da cerveja.


A casa possui 6 tipos de cerveja:

- Light beer: utiliza lúpulos europeus; baixo amargor; 4,5° de graduação alcoólica
- Dry stout: utiliza 8 variedades de malte; sabor de café e caramelo; 5,8° de graduação alcoólica
- India Pale Ale: utiliza lúpulos alemâes; alto amargor; 6.0° de graduação alcoólica
- Hefeweizen: trigo; leve sabor de banana; 5.0° de graduação alcoólica
- Honey beer: utiliza mel (obviamente) originário do sul da província de Buenos Aires; 8.5° de graduação alcoólica
- Oktoberfest: utiliza muito malte Viena e Munique; baixo amargor; 5.5° de graduação alcoólica


Assim como a cervejaria Antares, é possível pedir um menu degustação com todos os tipos de cerveja e para petiscar, recomendo a porção de empanadas que conta com um diferencia: a massa das empanadas é um tipo de massa folhada, diferente, no bom sentido, da massa tradicional de empanada. Se não me engano, a degustação com 6 copos de 100ml cada custa cerca de 25 pesos e a porção com 4 empanadas custa 12 pesos.


Buller Pub & Brewery
http://www.bullerpub.com
Pres. Roberto M. Ortiz 1827
Buenos Aires, Argentina
(0)11 4808 9061