sábado, 1 de maio de 2010

Receita de Hamburguer de Linguiça e Gorgonzola

Foi uma noite mágica! Simplesmente mágica! Magistralmente mágica! World-fuckin'mente mágica!
Resolvemos fazer uma noite de hambúrguerezes antes da noite de harmonização de hambúrgueres com cerveja, que realizaríamos a posteriori à noite em que o video abaixo foi gravado, com a presença do ilustre Marcelo do site Cerveja Gourmet.
Nesta noite, e na próxima noite tb, contamos com a ilustríssima presença da Raquel de Meneses e seu futuro marido! É mais uma amizade que promete ter longa duração!



No próximo post colocarei as harmonizações sugeridas pelo @cerveja_gourmet com base nos hambúrgueres que fizemos.
E de antemão eu já agradeço ao Marcelo, que levou sua futura esposa Carol, para nos acompanhar em mais uma noite da Confraria, e nos presenteou com muita diversão, camaradagem e claro, cervejas!

- Ingredientes
8 linguiças de porco
1 dente de alho picado
60 gramas de miolo de pão
folhas de sálvia a gosto
70 gramas de gorgonzola
sal e pimenta a gosto
2 cebolas roxas em fatias finas
2 colheres de sopa de manteiga
azeite de oliva
4 pães de hambúrguer
alface frisée
tomate em fatias
mostarda a gosto

- Como fazer
Abra as linguiças e retire a carne. Numa tigela, misture bemn a carne com o alho picado, o miolo de pão, a sálvia e tempere com sal e pimenta a gosto. Com esta mistura forme hambúrgueres- no centro de cada um coloque um bom pedaço de queijo e envolva-o com a carne. Numa frigideira, derreta a manteiga com um fio de azeite. Junte as cebolas e deixe caramelizar por cerca de 10 minutos em fogo baixo. Enquanto isso, grelhe os hambúrgueres numa frigideira, cerca de 6 minutos de cada lado. Aqueça os pães no forno, corte-os e coloque na parte de baixo um pouco de mostarda, a alface, o tomate em fatias, o hambúrguer e, por fim, a cebola caramelizada. Sirva

Vejam como ficou:





A receia acima foi copiada, totalmente do site Gastrolândia. Fizemos uma alteração depois, que ficaram muito boas, substituindo a sálvia por alecrim, e aumentando a qtde de queijo.

Vale ressaltar tb que, a cebola que fizemos foi caramelizada com mel... aliás, recomendo que vcs façam isso para toda e qquer cebola a ser refogada.

E não se esqueçam... o próximo post apresentaremos as harmonizações das cervejas, e foram váááááááááárias, com os hambúrgueres que fizemos e serão 3 tipos de hambúrgueres diferentes!