quarta-feira, 5 de maio de 2010

Harmonização de Cervejas e Hamburgueres


Na noite seguinte em que fizemos os hambúrgueres, fizemos uma segunda rodada, porém, desta vez, com a presença ilustre do Marcelo e da sua futura esposa, do site Cerveja Gourmet que, por sua vez, sabendo dos hamburgueres que seriam feitos, preparou uma harmonização com algumas cervejas.

A harmonização de hambúrgueres e cervejas proposta, foi a seguinte:


Hamburguer de linguiça com gorgonzola
- Triple XB (Premium Pale Ale) 500ml
A batemans XXB possui cor castanha-avermelhada, creme de média duração, aromas de malte e lúpulo. Ganhou 5x o prêmio CAMRA, de melhor ale inglesa.
- Victory Ale (Premium Pale Ale) 500ml
Possui coloração avermelhada, aroma frutado e creme pouco denso. Seu nome é em homenagem ao Almirante Nelson, que por sua estratégia de ataque ao inimigo fez a Inglaterra vencer a Batalha de Trafalgar.

- Dark Lord (Dark ruby beer Pale Ale) 500ml
A Dark Lord possui coloração vermelho escura, aromas de malte torrado e levemente frutada. É produzida em homenagem ao soldado Black Tom, que lutou na batalha de Winceby em 1643.


Hamburguer de carne na ponta da faca com toucinho
- Bamberg Rauchbeer
Esta cerveja possui coloração vermelho escura, creme denso de média duração e aromas de malte torrado, café e notas de defumação. Esse defumado deve-se à tradição de secar e defumar o malte em madeiras, processo característico da região de Bamberg, Alemanha. A Rauchbier ganhou o prêmio Silver Award 2009 da European Beer Stars entre as cervejas de mesmo estilo.

Hamburguer de pato com queijo brie e mini rucula, com demi-glace acebolado
- Bamberg Munchen
A cerveja Bamberg München possui coloração marrom-avermelhada, aromas de malte e lúpulo e creme consistente de boa duração. Seu sabor é marcado pelo lúpulo e pelo caramelo proveniente do malte. Como a maioria das cervejas da Bamberg, é produzida segundo a Lei de Pureza da Baviera.


Nem preciso dizer que a noite, e a harmonização, foram supimpas e ainda contamos com as tradicionais presenças do Leandro (Cozinha Pequena) e da Raquel de Meneses(que não gosta de ser chamada de Raquel), então vamos chama-la de Bia.