sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Filet à JK

Esse prato sim, é um verdadeiro desafio aos solteiros, ou pessoas que não têm muita prática na cozinha, mas querem aprender e gostam, como eu!

Um verdadeiro clássico dos restaurantes mais tradicionais, o Filet à JK não é brincadeira! Fiquei muito emocionado ao final, vide o tempo que coloquei na montagem... sem brincadeira, foi um dos pratos que mais me emocionou fazer. Primeiro porque eu realmente gosto e segundo porque fazer um Filet à JK é como vencer o monstro da fase final do jogo, é como lutar contra um Godzilla... o prato tem proporções continentais... é lindo demais!

Como diz o blog Casa Consul: "O Filé à JK se tornou parte da história de Franca, segundo a lenda, este prato foi criado pelo próprio presidente da República, Juscelino Kubitschek na década de 60, quando se hospedou na região para a inauguração da usina hidrelétrica. Ele mesmo foi à cozinha do famoso Grande Hotel de Araxá, onde estava hospedado, e pediu para preparar, sozinho, um prato diferente e saboroso".

Este vídeo é a prova de que eu preciso de uns 30 minutos para os meus vídeos... foi muito engraçado o 'fazimento'



As quantidades abaixo são suficientes para 4 pessoas comerem bem pra caramba:

"Ingredientes:
1kg g de filé
250 g de mussarela
250 g de presunto
Farinha de rosca
Farinha de trigo
2 ovos
1,5 xícaras de arroz
1 colher (chá) manteiga
2 gemas de ovos
400 g de batata
100 g de palmito
2 tomates
1 alface
sal, alho e cheiro verde a gosto

Modo de Preparo:
O Filé
Peça ao açougueiro cortar meio fino e grande e, na sua casa, bata, mas bata com vontade, use o filet e o martelo como seu psicólogo, tempere com alho e sal, depois coloque por cima 100 g de presunto e 100 g de mussarela, dobre de maneira que o recheio fique no meio todo coberto pelo filé, após empane o filé recheado: passe na farinha de trigo, nos 2 ovos batidos com uma pitada de sal, e por fim na farinha de rosca, frite em óleo quente e que cubra o filé.

O Arroz Amarelo
Cozinhe o arroz normalmente, após acrescente, a manteiga, as gemas de ovos, a ervilha (como eu não gosto de ervilha, eu não coloquei... ervilha é totalmente dispensável) misture bem e está pronto.
Montagem Final

No prato que você vai servir, coloque o alface, o filé, o arroz, a batata frita, o palmito e o tomate.
Dica:
Pode acompanhar bananas fritas a milanesa."

Fazer emulsão de limão, petit gateau, é sussa... quero ver fazer um FILET À JK!