quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Tagliatta de filé com tomatinhos assados da Carla Pernambuco (restaurante Carlota)


Se não me engano essa é a 2a. receita ca chef Carla Perambuco que coloco no MesaPra1. Em alguns pratos ela consegue ornar simplicidade com sabores um tanto quanto não tão comuns, como neste prato, em que ela adiciona açúcar no tempero dos tomates e sugere um corte diferenciado para o filé.

Embora o nome seja, digamos, pomposo, uma tagliatta, ou apenas tagliata, refere-se a forma de corte da carne (conclusão tirada após alguns minutos de pesquisa no Google). De acordo com um dos maiores conhecedores de cane no mundo, István Wessel, em seu site, a tagliata pode ser feita também com coxão mole. A minha experiência foi direto com o filet mignon mesmo. Porém, como vocês verão abaixo, eu não filmei o corte final da carne. Estava com muita fome e fizemos o corte da carne direto no prato, mas não para a gravação. Eu sei, pode me chamar de burr-r-r-rico. De qualquer forma, a foto do prato está ai para vocês verem. A foto foi tirada do livro 'Carlota - Balaio de Sabores', da chef Carla Pernambuco, que comanda o restaurante Carlota. Veja o site.



- Ingredientes do filé
1kg de filé mignon limpo
sal
pimenta-do-reino, moída na hora
azeite extravirgem

- Modo de fazer o filé
Corte o pedaço do filé ao meio, no sentido horizontal, formando duas tiras compridas. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora. Aqueça bem uma frigideira antiaderente e grelhe a carne até o ponto mal-passado. Reserve, coberta com papel alumínio.
Quando os tomatinhos estiverem prontos, fatie os pedaços de filé com 0,5 cm de espessura.
Sobreponha as fatias formando um círculo com os tomatinhos no meio

- Ingredientes dos tomatinhos
3 xícaras de tomatinhos-cereja limpos, cortados ao meio
azeite extravirgem
2 colheres de sopa de açúcar
1 1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de folhas de tomilho fresco bem picadas
pimenta-do-reino, moída na hora

- Modo de fazer os tomatinhos
Misture os tomatinhos com os temperos muito bem. Espalhe em uma assadeira e leve ao forno preaquecido (200°C) até que eles comecem à murchar. Reserve.

Vale ressaltar que neste dia foi a estréia da rádio on-line Hitburners. Vale a pena entrar no site e verificar a programação que vai desde musicais até comentários de futebol. Pretendo participar esporadicamente ou até quem sabe, ter um programa por lá.