domingo, 29 de agosto de 2010

O underground gastronômico de Buenos Aires pt. 1 - El Cuartito

As digas gastronômicas de restaurantes de Buenos Aires que vou detalhar podem não ser novidade pra ninguém desde que inventaram a rede mundial de computadores. Porém, o objetivo aqui é apresentar a minha (repito: minha) visão de alguns lugares um pouco mais distantes da gringolândia que vem pra BsAs pra ir na Galeria Pacífico, pagar de rico, e comprar coisas não tão baratas assim, e que depois, se gabam de terem ido no 'Siga La Vaca do cacete' e de comprar 6 alfajores Havana de merda e nem sequer passam um tempinho no Malba. Ia falar do mal Freddo, mas o Freddo é bom pra caramba.

Enfim, a aventura gastronômica começou no 'El Cuartito'. E o que tem de bom nesse quartinho pequeno? O bife de chorizo? O chinchulin? As papas fritas? Negativo: a pizza. Alguns podem me perguntar: "Porra Véio, tu vai pra BsAs pra comer pizza?" Ai, eu surpreendo a todos novamente e respondo: "Não, eu vim pra trabalhar e para trabalhar, preciso comer. Para a minha sorte, pizza alimenta."

Fui no lugar já com a indicação de comer 2 sabores específicos: Faina e Fogazzeta. A Faina é uma pizza meio diferente, já que não tem os recheios que estamos acostumados a comer, e, visualmente, mais parece uma torta que não cresceu do que uma pizza propriamente. Na verdade consiste em uma massa feita de grão de bico que vai em cima da massa da pizza. É demi-seco, mas o que não falta é opção de cervejas para acompanhar e melhorar o esquema.

Ou então faça como eu, peça os 2 pedaços juntos, já que a Fogazzeta é uma pizza feita à base de queijo e cebola. Sem molho de tomate. O combinado de queijos (acredito que deve ter umas 3 variedades, mas nenhum queijo forte) é uma pasta, quase líquida... mas ainda pasta, muito saborosa. E cebola... que eu adoro!




Um ponto importante das pizzas é a massa: percebam que ela não é uma massa batidona, reta, e além de tudo há partes que são crocantes embaixo. Não é ultrè-fina, mas também não é grossa. Arrisco dizer que é o ideal.



Pra ajudar ainda mais, os valores são bem convidativos: os pedaços das pizzas variam de 4 a 8,5 pesos. As pizzas pequenas variam de 20 a 35 pesos e as pizzas grandes variam de 45 a 70 pesos.

Para os que querem variar, há também as empanadas. Experimentei a de carne com cebola picante. A cebola devia estar em falta, porque achava que viria mais e de picante não tem muita coisa não, mas é diferente da empanada apenas de carne.



O ambiente, como vocês podem ver, é bastante peculiar, com quadros de lutas de boxe, retratos de times de futebol, camisetas de futebol assinadas e fotos de artistas. Vale, MUITO, a pena conferir.





El Cuartito
Talcahuano 935, Buenos Aires (fica bem perto da av. 9 de Julho e Av Córdoba)
Tel. +5411 4816-1758