segunda-feira, 14 de junho de 2010

Fondue de queijo no pão italiano

Não sei ai, mas aqui a temperatura está baixa, viu! E uma ótima opção de prato quente pra uma época fria é o fondue. Resolvi postar essa receita de fondue de queijo no pão italiano por ser muito fácil e rápida de fazer. Nós sabemos que existem formas mais requintadas de se fazer este prato suiço, se vocês quserem saber como fazer, liguem pro Alex Atala e perguntem. Eu liguei, mas ele não me atendeu. A Nigella estava ocupada e não podia falar. A Ofélia, morreu. Enfim... fiz o que deu pra fazer!

Opção fantástica, inclusive se você desejar fazer apenas para você ou para sua namorada, ou ainda para seus amigos!!!



- Ingredientes
200g de queijo emmental ralado ou
200g de queijo gouda ralado ou
200g de queijo esférico ralado ou
200g de queijo tipo roquefort ralado ou
200g de queijo gruyère ralado ou
200 g de queijo Minas padrão
1 lata de creme de leite
1 xícara de café de vinho branco
Obs.: Usar pelo menos três tipos de queijos.

- Modo de fazer
Tirar uma tampa do pão Italiano Grande ou 2 Pequenos, retirar todo o Miolo.
Ralar todos os queijos em ralador do lado mais grosso. É imprescindível retirar as cascas dos queijos antes de ralar. Essa vai pro caderninho de 'lessons learned'.
Em uma panela, colocar o creme de leite e deixar aquecer, não ferver.
Colocar os queijos e ir mexendo. Após começar a derreter um pouco, ainda ficam alguns pedacinhos de queijo. Então, coloque o vinho, mexa um pouco e apague o fogo, tomando cuidado para não deixar derreter todo queijo.
Colocar o fondue dentro do pão; embrulhar em papel alumínio com a parte brilhante voltada para o pão, envolver bem o pão e colocá-lo no forno bem aquecido (200 graus) e deixar por meia hora.
Em seguida é só saborear, acompanhado, por exemplo, do restante do vinho branco meio gelado.

Com as medidas acima, deu pra fazer 5 daqueles pães que vocês viram. E vou te contar que é uma quantidade bastante razoável, viu! Eu mesmo não comi 1 inteiro. Se você come 5 daqueles, a receita é suficiente para 1 pessoa. :)

Esse fondue de queijo, pode ser utilizado também como molho para alguma carne: o que sobrar do fondue, adicione um pouco de creme de leite, um tablete de tempero de carne e algumas cebolas bem picadinhas e pronto!