segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Geléia de Tomate da Bia (unplugged version)

Resumindo: essa geléia de tomate é ultrè-boa! Toda a história dela pode ser lida no blog de seus criadores: Trivial ou Nem Tanto... aliás, o Mesa pra 1 está virando uma unidade do TONT...

Fato é que eu não ia gravar a receita porque a cozinha estava uma verdadeira zona e muita gente andando e conversando e criança pra lá... e criança chorando, enfim... tava um Brasil a cozinha. Mas não consegui... e fiz essa versão unplugged da geléia. Em um futuro muito breve posto a receita numa 'radio edit version', mais comercial.



Diferente de quando a conheci, a geléia estava sendo comida com pães e tal... Na minha situação, não tinha pão bom, e, se vocês perceberem, no minuto 01:38 a senhorita Giovana, que me ajudou UM POUCO, me obriga a colocar mais pimenta... que deu uma apimentada (ÓBVIO) na receita... não que tenha ficado ruim, não ficou, mas todo mundo comeu muito e, quando ingerida juntamente com a carne, ficou estonteante.

Há rumores que, gelada, com queijo brie, fica boa também.

Há outros rumores também que, todas as vezes que a geléia for feita, apesar de ela ter o mesmo sabor, psicologicamente, o sabor dela sofre uma degradação a cada vez que alguém a faça, se distaciando, cada vez, mais da obra-prima-mater feita pela Bia. Portanto façam-na poucas vezes. Por gentileza.

Ingredientes e modo de fazer

1 kg de tomates sem pele e sem sementes
1 pimenta dedo de moça picada com sementes.
1/2 kg de açúcar
1 pitada generosa de sal
Cascas de 1 limão
Suco de 1 limão
Água mineral

"O processo é muito fácil. Corte o tomate pelado e sem sementes em cubos. Se quiser menos apimentado, antes de picar a pimenta, tire as sementes. Tire a casca do limão em pedaços bem grandes, para que fique fácil você retirar da geléia depois. Tente fazer aquele espiral que geralmente se faz com a laranja. A casca do limão libera pectina, o que ajuda a gelificar.

Agora é só misturar tudo numa panela e cubra com água. Leve a fogo bem baixo e deixe ferver até virar uma geléia brilhante. Se o fogo for alto demais, o açúcar vai caramelizar muito cedo, antes do ponto certo. Então é só colocar mais água, até atingir o ponto certo, com bastante brilho (aproximadamente 2 horas de fogo baixo)."

ps: o movie maker deu uns pau durante a edição... se o vídeo estiver 'louco', é 'normal'. estava sem paciência pra editar bonitinho tudo novamente.
ps2: E nessa semana, mais 2 receitas de churrasco pra vocês pessoal!!!!!!!!!!!!!!!