terça-feira, 21 de abril de 2009

Chinchulin - coprofagia à argentina


Em minha gana de viver como os nativos nos lugares que passo e não como turista degustei uma iguaria ímpar... de paladar duvidoso e que me ajudou a criar um novo parâmetro gastronômico em minha vida: COMER COCÔ NÃO É BOM (leiam o texto abaixo para diminuir a tensão).

"Chinchulin, talvez o mais interessante e menos conhecido prato da culinária dos nossos primitos do sul ("hermanitos" é exagero, tenha dó!). Se você for procurar pelo Google, encontrará muitas referências ao quitute, quase todas em espanhol, mas nenhuma em bom português. Não posso, então, perder a oportunidade de esclarecer: chinchulin é o churrasco preparado com o primeiro terço do intestino delgado de uma vitela. E vitela, pra quem não sabe, é uma vaca teen. (Já posso ouvir os engulhos. Espere aí, não vá vomitar agora! Ainda não acabei.)
Mesmo não pretendendo prepará-lo em casa, procurei saber como era feito o prato. Encontrei meia dúzia de receitas em sites de culinária, todas dizendo mais ou menos a mesma coisa: separe o primeiro terço (uns 3 metros) do intestino delgado de uma vitela, retire-lhe o excesso de gordura, cubra com sal grosso, deixe na geladeira por algumas horas para temperar, corte em pedaços de 20 centímetros e leve à brasa. Esprema um limãozinho por cima e pimba!
Você deve ter percebido que, em nenhum momento, mencionei que a tripa deva ser limpa por dentro. Este é o ponto. E, a menos que sua vitelinha tenha vindo a falecer depois de definhar por alguns dias numa UTI veterinária, recebendo apenas alimentação parenteral intravenosa, seus intestinos estarão... (como dizer para não assustar o leitor?)... cheios de bosta. Se considerar que se aproveita apenas o primeiro terço do intestino do animal, que ele não é carnívoro, e que, provavelmente, ainda mamava na ocasião do abate, você encontrará a explicação para o aspecto de requeijão cremoso do "recheio" de seu (dele) intestino."

Texto totalmente chupado do yahoo grupos - livro de receitas

E pra ferrar mais com tudo, este foi um dos piores chopp que tomei na vida: "Dava dó de você Véio, pq depois de comer, eu ainda tinha a coca-cola pra tirar aquele gosto horrível da boca... já você estava bebendo aquele chopp horroroso..."