sexta-feira, 30 de julho de 2010

Iogurte com mel da chef Tatiana Cardoso, do restaurante Moinho de Pedra


Amigos, a receita do iogurte com mel e calda de frutas vermelhas da chef Tatiana Cardoso, do restaurante Moinho de Pedra, é ultré-famosa, bem como seu restaurante que vive com filas de amantes da sua comida. Eu, particularmente, não sou muito fã de comidas vegetarianas, ou 'culinária natural gourmet' como diz o site do restaurante, mas quando fui lá, essa sobremesa me chamou a atenção. Achei uma amiga que comprou o livro "COZINHA NATURAL GOURMET: A CULINARIA DE TATIANA CARDOSO E O RESTAURANTE MOINHO DE PEDRA" e resolvi me aventurar nesta receita.

Recomendo o restaurante por 2 motivos básicos:
1) Pessoas que tenho muita consideração e gostam desse tipo de comida elogiam muito a qualidade do serviço e a comida, obviamente.
2) A única vez que fui, tinha tanta mulher bonita, mas tanta mulher bonita que olha... quase que mudo de fome! Vale a pena também só pra ir tomar um cafezinho e ver as beldades que lá frequentam;

Neste primeiro post, ensinarei apenas a fazer o iogurte com mel. A calda de frutas vermelhas vai ficar para os próximos dias. Mas não se preocupem, será nos próximos dias!



- Iogurte natural
1 litro de leite tipo A
2 colheres 'das de' sopa (adoro esse 'das de') cheia de iogurte natural

- Iogurte escorrido
4 xícaras de iogurte gelado
1/3 de xícara de mel

Numa panela, ferva o leite. Deixe esfriar até atingir 40°.
Enquanto isso, aqueça o forno a 200°C por 10 minutos.
Misture o iogurte com 1/2 xícara de leite até dissolver completamente. Junte ao leite da panela e misture.
Distribua em tigelinhas individuais ou num pirex fundo.
Desligue o forno e coloque o pirex no forno com a luz acesa.
Deixe a noite toda ou por pelo menos 8 horas.
Leve à geladeira e consuma depois de 24 horas.
Para o 'iogurte escorrido', forre um chinois com uma fralda de algodão. Apoie o chinois sobre o balde, no qual deverá caber todo o soro escorrido.
Despeje o iogurte sobre a fralda, junte as pontas da fralda das laterais e torça, deixando o iogurte no centro. Leve à geladeira e mantenha escorrendo por no mínimo 12 horas. Após esse tempo, verifique o ponto: o iogurte deve estar bem espesso.
Junte o mel ao iogrte e bata vigorosamente com um batedor de arame até que fique cremoso e emulsionado.

Restaurante Moinho de Pedra - Site
R. Francisco de Morais, 227 - Chácara Santo Antônio - Sul. Telefone: 5181-0581.
Aceita os cartões Diners, MasterCard, Visa. Aceita os tíquetes Cheque Cardápio, Sodexho Pass, Ticket Restaurante, Ticket Restaurante Eletrônico, Vale-Refeição, Visa Vale.
segunda a sexta: 8h30 às 17h30.
sábado: 9h às 17h.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Promoção Jogando no Quintal com Knorr

Pessoal, vocês conhecem o 'Jogando no Quintal'? Conhecer, conheço, mas nunca fui, porém, já ouvi falar e sabemos que é muito divertido e os caras dão um show na arte de improvisar! Que tal ir a um show dos caras de graça, dar muitas risadas, se divertir e ainda por cima, me conhecer pessoalmente! Sim, vocês terão a honra de ir ao 'Jogando no Quintal' comigo! Depois a gente pode ir pra um buteco tomar umas e outras para começar a semana bem, afinal, será nesta segunda-feira, dia 2 de Agosto, às 21 horas, no Teatro Folha (Shopping Pátio Higienópolis; Av. Higienópolis, 618). Obviamente que os custos de deslocamento serão por vossa conta e risco!

Para que a Knorr nos proporcione esse momento lindo e mágico, basta deixar um comentário neste post informando seu nome completo e e-mail. Eu enviarei um e-mail aos primeiros 10 que comentarem com a confirmação.

Aliás, vale ressaltar mais essa que a Knorr preparou pra nós, marinheiros de primeira viagem, nesse friozinho, que não queremos sujar a cozinha toda pra tomar uma sopa. Pra não falar que são rápidas, fáceis e ultré-baratas. Encontradas facilmente em qualquer supermercado:



Aguardo os comentários, com nomes e e-mail e nos vemos na próxima segunda-feira!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

A Rota 2010 - A mais antiga peregrinação alcoólica do Brasil acontece em Ribeirão Preto-SP - Como foi


A expectativa para A Rota 2010 era muito grande:

- Apoio do site Botecagem, que resultou em chopp de graça pra galera e um contato com a Cerveja Colorado que nos proporcionou um barril de 50 litros de chopp para distribuir entre os participantes, em um pit-stop surpresa na metade do percurso;
- O Bar e Restaurante S.A., famoso em proibir a nossa entrada ano após ano, resolveu nos chamar para fazermos a distribuição dos kits (camiseta e caneca) por lá;
- Número recorde de pedidos de kits: 80;
- Divulgação pelo twitter e sites amigos.


Enfim, tinha tudo pra ser um dia memorável. E foi. Quem esteve presente nos 27 bares (23 oficiais além de 4 bares ‘bonus round’) pode aproveitar momentos de muita cerveja e diversão.

O clima de Ribeirão Preto ajudou bastante. Apesar do sol, o calor – natural da cidade – não judiou dos nobres colegas que, de bar em bar, saciavam sua sede. A noite foi serena e o frio – já tradicional nos momentos finais dA Rota – não fez presença neste ano.

Logo na concentração já era possível observar que o volume de pessoas era realmente grande para o início.

Era emocionante e engraçado ao mesmo tempo ver um grupo tão grande de pessoas andando pelas ruas da cidade, com suas canecas cheias de cervejas empunhadas. Era inevitável recebermos buzinadas amigas dos carros que passavam pelas ruas e dos caminhões de bombeiros que passaram por nós.

Não faltaram bons momentos, porém cito 2:
- o ‘splash-and-go’ surpresa proporcionado pelo Botecagem/Cerveja Colorado, inesperado pela maioria das pessoas.
- a receptividade do Bar e Restaurante S.A. que, além de nos oferencer cerveja em abundância por um preço relativamente baixo, nos presenteou com caldinho de feijão como cortesia e, acredito eu, pedido de trégua em função dos atritos nos anos anteriores.

Alguns pontos fortes deste ano e cruciais para o saldo positivo do dia:
- bom senso da grande maioria das pessoas;
- ajuda de algumas pessoas focais na condução do grupo;
- boa receptividade em todos os bares;

Obviamente que nem tudo são flores. Pontos negativos existiram, mas não merecem destaque. Não aqui.


O sr. Dib, já disponibilizou suas respectivas fotos: http://goo.gl/photos/Dw2Y

Enfim... agradeço a todos que participaram e, consequentemente, ajudaram a manter A Rota 2010 organizada!

terça-feira, 20 de julho de 2010

"Tombe Dur", ou o famoso Cai-duro Chic do Leo Gonçalves

Vejam abaixo a fantasia criada no Trivial ou Nem Tanto pelo Leo:

"No Ceará não chamamos o hotdog de dogão, ele é cai-duro. Daí veio a tradução literal, brincadeira do meu amigo Marcos Paulo, que aproveitou os ingredientes "afrescalhados" para chamar de Tombe Dur.

Bom, o que importa é que fica bom, e se eu fosse você, experimentava fazer em casa.

Esse post não tem nenhum patrocinador, mas vou dizer todas as marcas, assim você consegue reproduzir exatamente o gosto do Tombe Dur em casa.

- Ingredientes
1 salsicha tipo Húngara Eder
1 pão francês ou bagette de boa qualidade
3 pepinos em conserva (Picles Hemmer, condimento suave)
Molho de tomate caseiro
Queijo Gruyére finamente fatiado
Batatas chips

- Modo de fazer
A salsicha húngara tem pedaços de carne e carne de porco, é ligeiramente apimentada e defumada. Pra mim, é o que dá o gosto todo especial a este hotdog. As salsichas viena (comum em hotdogs) e a Frankfurt (muito leve, na minha opinião) não chegam nem perto do sabor dessa. Se não achar, recomendo comprar linguiça calabresa defimada e cozida, do tipo fina. Ela parece uma salsicha de hotdog. Na embalagem da Eder, há o tempo de cozimento sugerido da salsicha. Ferver a água, desligar o fogo e colocar a salsicha por 5 minutos.

O molho de tomate leva cebola e alho refogados, tomates pelados cortados, 1 taça de vinho branco e salsinha picada. Cozinhar tudo, corrigir o sal e pimenta do reino.

Corte os pepinos numa espécie de julienne.

Agora é só montar, no pão francês (carioquinha) ou bagette. Primeiro os pepinos, depois a salsicha cozida, o molho e uma generosa cobertura de queijo gruyére. Eu uso um maçarico para gratinar o queijo, mas você pode tentar no forno. O problema é o risco de ressecar demais o pão.

E uma Leffe Blond pra dar um toque final."

Agora... vejam a receita em sua mais pura realidade, na vida real, acontecendo ao vivo. E aumentem o som... o idiotão aqui conseguiu gravar quase que todo o vídeo com o dedo em cima do microfone do celular! Parabéns bur-r-r-r-r-ico.



kakakakakakkakakakakakakakakaka

domingo, 18 de julho de 2010

Drink Frangelico Caipiroska

A receita deste drink, ou drinque, é muito semelhante à receita da nossa caipiroska e, dependendo da quantidade de ingredientes que você colocar, pode ter um drink, ou drinque, muito refrescante.

Este drink, ou drinque, pode ser servido, tranquilamente, como entrada de um churrasco em um belo dia ensolarado.



Ingredentes
- 1 limão
- Açúcar
- Frangelico
- Vodka
- Cranberry Juice
- Gelo

Modo de fazer:
Corte o limão em 8 pedaços e, após colocar a colher de açúcar (bem cheia ou duas com menos), produza o suco gástrico. Em seguida, my friend, é só adicionar os demais ingredientes, mexer e beber.

Vocês serão surpreendidos novamente com o sabor deste drink.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

A Rota 2010 - A mais antiga peregrinação alcoólica do Brasil acontece em Ribeirão Preto-SP


Obrigado B.O.

Enfim, é chegada a hora de mais umA Rota! Dia 24.07, os maiores peregrinos etílicos do Brasil se reunirão novamente para percorrer os aproximadamente 8km, passando por 23 bares e bebendo 1 chopp em cada, pagando a conta e se dirigindo para o próximo.

São quase 8 horas de caminhada - sim, o percurso é feito totalmente a pé - se iniciando na lendária choperia Pinguim de Ribeirão Preto. Inclusive, passamos pelas 3 unidades da choperia Pinguim em Ribeirão, finalizando A Rota na unidade do Ribeirão Shopping, por volta da meia-noite.

Neste ano, passaremos pelos seguintes bares:

Pinguim - centro
Doutor linguiça
Cine cauim
Lotérica jockey
Empório brasilia
Bar e restaurante do nelson
Pinguim - sta. ursula
Empório damasco
Salgadinhos leão
Cachaçaria
Décio auto-posto
Pão de açúcar 24h
Bandpães



Jordiano
Estância casagrande
Planet motos
S.A.
Chopp time street
30 horas
Armazém da cerveja
Nosso buteco
Rancho da picanha
Pinguim - rib. Shopping



Uma das novidades é o apoio do site Botecagem. Essa ajuda proporcionará algumas surpresas para os participantes neste ano!



Às 15:00h do dia 24 de Julho, começará a 'concentração' para partida às 16:00h impreterivelmente. Desta forma poderemos aproveitar o dia no centro de Ribeirão Preto que é muito bonito e tem papel fundamental na história do estado de São Paulo e curtir a noite ribeirão-pretana em aguns dos bares mais disputados na cidade.

A expectativa é a de que completemos o percurso e cheguemos no Pinguim do Ribeirão Shopping por volta da meia-noite, para ainda aproveitarmos, quem aguentar, obviamente, mais alguns copos por lá!

Já estamos todos na expectativa de mais um ano muito divertido!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Drinks com champagne

Qual bebida o campeão da fórmula 1 bebe, se dá banho, desperdiça e molha todo mundo?
Qual bebida vocês nunca viram aqueles pedrerão (aumentativo de pedreiro) bebendo às 6 horas da manhã na padoca?
A viúva Ponsardin decidiu fabricar o que?

Não sei se vocês perceberam, mas 'champagne' é a resposta pra tudo nessa vida! Inclusive para as perguntas que fiz acima!

É por essas e outras que resolvi fechar a série de posts com receitas de drinks, com receitas de drinks com champagne. E vocês perceberão que eu não quis reinventar a roda. Não mesmo. Fiz o mais simples possível e é esse mais simples possível que vai impressionar a garota que tu quer pegar e vai facilitar tua vida! Vai por mim.



Receita de Limoncello-Champagne ou Limonada trés-chiqué
Misture a mesma medida de champagne e limoncello.

Receita de Bellini ou Bellini e a Esfinge
Basta misturar 1 dose de suco de pêssego (que seria a esfinge) e completar com champagne (que seria o bellini)

Receita de Cranberry-Champagne Cocktail ou Red Champagne
Misture ambos na proporção que mais lhe agradar: 1 pra 2, 2 pra 1, 1,5 pra 1,5 e por ai vai.

Pessoal, obviamente que podemos incrementar com diversas frutas cada receita, ou com twists de limão, ou com Grand Marnier, ou hortelã, mas a idéia foi realmente mudar um pouco a visão tradicionalista que o mundo globalizado prega!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Shandy Gaff by James Baldwin

Continuando a saga alcoólica, vamos para o 3° post consecutivo gravado na mesma noite com receitas de drinks não-convencionais.

Continuamos também seguindo o livro 'Guia de Drinques dos Grandes Escritores Americanos', agora com o escritor James Baldwin. Seu mote é: "Às quatro da manhã, quando estão bêbados o bastante, coisas extraordinárias podem acontecer".

"No romance 'Tell Me How Long The Train Has Been Gone', o jovem protagonista de Baldwin, Leo, toma um dos primeiros drinques de sua vida - whisky com ginger ale. O Shandy Gaff é cerveja com gingler ale. Criado originalmente na Grã-Bretanha, existe desde o fim do século XIX.



- Ingredientes
250ml de cerveja tipo lager ou amber ale
250ml de ginger ale

- Modo de fazer
Despeje a cerveja em uma caneca gelada e acrescente o ginger ale.

E o nível alcoólico está aumentando. No próximo vídeo, serão 3 receitas de drinques com champagne... e dai, meu nobre, ninguém segura!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Drink Boilermaker by Charles Bukowski

Existe um livro muito interessante para quem inicialmente curte beber e, posteriormente curte toda essa parte de literatura e/ou conhecer uma curiosidade ou outra do seu escritor favorito: "Guia de Drinques de grandes escritores americanos". Para cada escritor há um drinque respectivo, uma frase que o autor costumava dizer, uma breve descrição e uma passagem de algum livro do cara. Deste livro, fiz a receita de drinks de 2 escritores e o primeiro escritor que lhes apresento é o Charles Bukowski.

A frase que apresenta o Charles Bukowski é a seguinte: "Beber é uma forma de suicídio em que a gente pode voltar à vida e começar tudo de novo no dia seguinte". O drink apresentado é o tal do Boilermaker.



Ingredientes:
- 60ml de whisky tipo bourbon, rye ou standard
- 250ml de cerveja tipo lager

Modo de fazer (tal qual manda o livro. veja o vídeo para apropriar à sua moda)
"Coloque o whisky em um copo tipo shot. Coloque a cerveja em uma caneca apropriada. Tome de um só gole o whisky puro e beba a cerveja logo em seguida. Gelada, ela irá perseguir o destilado quente em sua garganta.
O Boilermaker é rápido, confiável e fácil para o barman. Seu estômago faz a mistura"
Para os que gostam de um pouco de frescura, pode-se colocar o copo de shot inteiro dentro da caneca de cerveja e beber tudo junto."

Bom... esse foi o segundo drink da noite. Percebam que esse drink pesou, e muito, minha condição... o que será quem depois? Lembrem-se que serão 4 vídeos e 6 receitas de drinks...