segunda-feira, 31 de maio de 2010

The Real Mojito

Enquanto eu achava que mojito era uma coisa, e estava até bem feliz com ele, vem o Gus, do blog Chef-a-Porter e muda tudo e nos ensina aqui, uma receita fácil do the real mojito!

Com um fundo musical, quase que inaudível, um ruído quase que mais insuportável que a minha voz, a gente conseguiu gravar o video da receita do drink.



- Ingredientes
1) 1 belo punhado de hortelã
2) Aquilo ali de açúcar
3) Acho q 2 limões
4) Tônica
5) Rum


- Modo de fazer
Insira os 3 primeiros ingredientes no copo e macere... macerre... macere... até formar o famoso suco gástrico.
Completa o copo de gelo.
2/3 de tônica
1/3 de rum
'Coquetela' tudo e seja feliz!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Promoção Unilever/Pomarola

A primeira pessoa que deixar um comment neste post ganhará uma aula de culinária no Studio Gourmet Unilever – o centro de expertise gastronômica da empresa - com o tema tomates.

A aula será hoje, às 19h, na região do Itaim Bibi, em São Paulo capital e será ministrada pela chef Marina de Paula.

Os concorrentes deverão estar aptos a comparecer no local e horários informados acima por meios próprios... :)

Deixe seu e-mail ou twitter para entrarmos em contato com urgência!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Porco no Frango - O maior evento gastronômico do interior de São Paulo



É um vídeo que simplesmente não precisa de nenhuma receita, de nada... precisa apenas ser visto e lembrado, eternamente.
A filmagem estilo 'bruxa de blair' no final demonstra bem a loucura que é a busca da pururuca, da pururuca perfeita, com sabor de siriguela.
Reparem nos efeitos sonoros no minuto 4:00. É algo lindo de morrer. Nem o Philip Glass faria melhor.
Esse porco no rolete acontece desde 1972 em comemoração ao meu amigo Frango, daí, o trocadilho 'Porco no Frango' ou #pconofgo, no twitter, ou na nossa memória.
Esse é um post tão especial, que merece uma tag especial para ele. Como ele é.
Foi um sábado lindo... comemos muito. Bebemos horrores. Não dormimos. Não demos trabalho. Colocamos seres não-convidados pra fora.
Enfim... não é à toa que é o maior evento gastronômico do interior do estado de São Paulo. Que é grande pra caramba.
Cada minuto de vida a menos que cada pururuca nos proporciona é 'zerado' com as horas de felicidade que temos.
E o @cozinhapequena ainda me vem com a história de comer a bochecha do porco. A parte mais saborosa. Mas adianto que comê-la, olhando para a cabeça do porco, sem bochecha, não é uma das visões mais agradáveis do mundo. Mas bêbados, até cogitamos comer a orelha. Apenas cogitamos.
Resta pouco menos de 1 ano para o próximo... e estamos contando. Ansiosamente.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Chicken Mc Junior p/ 1 pessoa ou Chicken Mc Juninho pra Cacete

Pra mim não existe cura-ressaca melhor que um belo Chicken Mc Junior. Sem brincadeira! Já cheguei a comprar 5, ainda mais com essa promoção de R$ 3,00, putz... nem me fala! Me sinto igual ao Dudu do Popeye... comendo aqueles hambúrgueres.

Sempre fiquei na dúvida se o Chicken Mc Junior era realmante simples ou se tinha algo na maionese ou no frango... mas... depois de fazer, pude comprovar que é realmente simples!



Ingredientes
- Nuggets
- Mini pão de hamburguer
- Maionese
- Alface americana

Modo de fazer
É passar a maionese no pão, mas muita maionese.
Assar os nuggets e colocá-los em cima da maionese e depois o alface temperado. Não tem segredo.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Escalope recheado com queijo feta, rúcula e tomate cereja by ‘Oficina Pomarola "Mão na massa" especial Dia das Mães’

O video abaixo, é a continuação da Oficina Pomarola. Se antes você viu como fazer o petit gateau de tomate, a receita agora é de Escalope recheado com queijo feta, rúcula e tomate cereja.

Vocês já viram pelo primeiro video que a noite foi muito divertida. O video abaixo só vem comprovar a maravilhosidade que foram aqueles momentos.

Eu comi muito porque estava MUITO BOM.



- Ingredientes para o escalope
9 escalopes de filé mignon
30 ml azeite extra virgem
90g queijo de cabra (bolinha)
18 folhas de rúcula
18 tomates cereja
Sal e pimenta do reino a gosto

- Modo de preparo escalope
Bater o escalope e temperar a gosto. Misturar a rúcula, cortada em julienne ao queijo de cabra e rechear o escalope com uma colher dessa mistura acrescentando 4 metades dos tomates cereja. Enrolar o escalope como um bife a rolê.
Selar os bifes enrolados numa grelha e levar ao forno de 150º por 10 min.

Vale ressaltar que os ingredientes que passamos são para 3 porções... exatamente como vocês viram.

E a Unilever/Pomarola são tão legais que não quer apenas convidar blogueiros para participar!!! Elas querem que vocês participem também! Querem que vocês aprendam as mil facetas do Pomarola, e para isso, a chef Marina de Paula vai promover uma aula de culinária no Studio Gourmet Unilever – o centro de expertise gastronômica da empresa - com o tema tomates.

Para que vocês, ou pelo menos 1 de vocês consigam ir é simples, simples... muito simples: basta seguir o nosso twitter @mesapra1 e retuitar o tweet da promoção! Faremos um sorteio com todos os tweeters e o vencedor... literalmente vencerá!

Agradecemos aqui a Unilever, a Knorr, a Pomarola, o extrato de tomate Elefante e sei lá qual marca mais que estava presente nos propocionando uma experiência bem legal com a Morena Leite.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Petit Gateau de Tomate by ‘Oficina Pomarola "Mão na massa" especial Dia das Mães’

Semana passada o Mesapra1 foi convidado para participar, e porque não entreter, de um evento muito especial. Ok que a noite seria trágica, visto que o Corinthians seria eliminado da Libertadores, mas nas horas que antecederam a eliminação, estava eu, muito bem acompanhado de um grupo muito divertido de pessoas e da chef Morena Leite, em pleno restaurante Capim Santo descobrindo um mundo de possibilidades com Pomarola e o já tradicional extrato de tomate Elefante.

No próximo, teremos Escalope recheado com queijo feta, rúcula e tomate cereja e a finalização do prato.



- Ingredientes petit gateau
300 g Extrato de Tomate KNORR Elefante
150 g manteiga
5 gemas
10 claras
150 g farinha de trigo
1 pitada de sal

- Modo de preparo petit gateau
Misturar o Extrato de Tomate KNORR Elefante com a gema e adicionar o azeite. Acrescentar aos poucos a farinha de trigo peneirada e, por último, juntar gentilmente as claras batidas em neve. Mexer até a mistura se tornar homogênea. Distribuir a massa em forminhas untadas com manteiga e farinha, levar ao forno a 200º por 5 a 7 minutos.

E a Unilever/Pomarola são tão legais que não quer apenas convidar blogueiros para participar!!! Elas querem que vocês participem também! Querem que vocês aprendam as mil facetas do Pomarola, e para isso, a chef Marina de Paula vai promover uma aula de culinária no Studio Gourmet Unilever – o centro de expertise gastronômica da empresa - com o tema tomates.

Para que vocês, ou pelo menos 1 de vocês consigam ir é simples, simples... muito simples: basta seguir o nosso twitter @mesapra1 e retuitar o tweet da promoção! Faremos um sorteio com todos os tweeters e o vencedor... literalmente vencerá!

ps: Participaram deste video, Lara Januário (blog Sem Medida) e Faby (blog Rainhas do Lar), e misteriosamente, no momento que a Faby estava gravando, o video ficou sem som. Obrigado Faby! :)

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Cozinha Pequena no 'Brastemp - Dinner In The Sky'


Este post é uma singela homenagem, e pq não um agradecimento, ao Leandro - que já se tornou figurinha carimbada em algumas receitas aqui no Mesa pra 1 - do Cozinha Pequena pela vitoriosa participação no Dinner In The Sky. Ressalto também a gloriosa parceria da Debora na formulação e desenvolvimento do site e dos pratos!

Foi uma noite maravilhosamente linda. É muito bom estar entre amigos, em um momento especial, com muita diversão, gargalhadas e coisas do gênero.

O menu da noite foi o seguinte:
- Terrine de queijo de cabra com pesto de pistache (pesto de pistache é praticamente um daqueles trava-linguas).



Se vocês me perguntarem o que é, gastronomicamente falando, uma terrine, admito minha ignorância em saber e preguiça em procurar (só o fato de saber que é 'uma' terrine e não 'um' terrine, já me poupa de passar vergonha nos lugares), mas adianto que, no caso dessa que comi é algo assim: imaginem uma cama. Isso, uma cama beeeeem gostosa. Ultré-macia. Dai você, chega em casa, depois do trabalho, estressado e tal, dá uma deitada nessa cama e ao fechar os olhos pensa: putz, essa cama é tão macia e gostosa que dá vontade de comer. Dai, qdo vc abre os olhos, está deitado numa terrine. Basicamente é isso! :)

- Lombo de atum alto com crosta de chá verde e especiarias + Molho de siriguela + Trilogia de Purês (Purê de Batatas com wasabi e ciboulette; Purê de Abóbora com gruyere; Purê de beterraba com mix de pimentas torradas)



Assim, tipo... eu sou engenheiro. Na primeira vez que vi o prato, a primeira coisa que me veio na cabeça foi: quantas combinações possíveis são possíveis de serem feitas com este prato?

- atum
- atum + pure 1
- atum + pure 2
- atum + pure 3
- atum + pure 1 + purê 2
- atum + pure 1 + purê 3
- atum + pure 2 + purê 3
- atum + purê 1 + pure 2 + purê 3

E sei lá se tem mais combinações ou fatorial pra fazer, mas o esquema é por ai... um prato que pode ser muitos... e não tem muito o que falar... atum é bom, purê é gordinho e macio... mais macio que a cama que você estava deitado, por isso não é uma terrine, e por isso é bom... elogiar, mais, é chutar cachorro morto.

- Ravioli de brigadeiro com coulis de morango



Fato: se eu não sei o que é uma terrine, umagina um, ou uma, coulis. 'Isso', que não sei nem qual artigo devo usar é um liquidinho... e ponto. Coloquei a foto 'desconstruída' pelo simples motivo de não ter gravado nada da sobremesa e ter sido obrigado a colocar a foto oficial no vídeo, pro video ficar completo.
Essa sobremesa ficou (e eu não imagino qual outro termo utilizar para expressar o sabor) DO CARALHO!. Algo diferente de tudo que já comi na vida... e olha que já comi umas coisa feia, viu... já sabe né... final de balada, tu tá ultré-bebado, ela também... um olha pro outro... o outro olha pro um ai é festa!
É uma mistura de sabores, a sobremesa, fantástica.

Abaixo, um pequeno vídeo, à moda Mesa Pra 1, do que foi a experiência:


Outro ponto importante é ressaltar os demais participantes que... imaginem, se entraram para a 'competição', não são pouca coisa: Chris Campos, Ana Elisa, Cobra, Sam Shiraishi, Claudia Midori e Anita. Já as senhoritas Julia Reis e Faby também concorreram, mas essas eu posso afirmar que são especiais não apenas por terem concorrido, mas com conhecimento de causa, e pelas inúmeras mesas de buteco que já dividimos!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Harmonização de Cervejas e Hamburgueres


Na noite seguinte em que fizemos os hambúrgueres, fizemos uma segunda rodada, porém, desta vez, com a presença ilustre do Marcelo e da sua futura esposa, do site Cerveja Gourmet que, por sua vez, sabendo dos hamburgueres que seriam feitos, preparou uma harmonização com algumas cervejas.

A harmonização de hambúrgueres e cervejas proposta, foi a seguinte:


Hamburguer de linguiça com gorgonzola
- Triple XB (Premium Pale Ale) 500ml
A batemans XXB possui cor castanha-avermelhada, creme de média duração, aromas de malte e lúpulo. Ganhou 5x o prêmio CAMRA, de melhor ale inglesa.
- Victory Ale (Premium Pale Ale) 500ml
Possui coloração avermelhada, aroma frutado e creme pouco denso. Seu nome é em homenagem ao Almirante Nelson, que por sua estratégia de ataque ao inimigo fez a Inglaterra vencer a Batalha de Trafalgar.

- Dark Lord (Dark ruby beer Pale Ale) 500ml
A Dark Lord possui coloração vermelho escura, aromas de malte torrado e levemente frutada. É produzida em homenagem ao soldado Black Tom, que lutou na batalha de Winceby em 1643.


Hamburguer de carne na ponta da faca com toucinho
- Bamberg Rauchbeer
Esta cerveja possui coloração vermelho escura, creme denso de média duração e aromas de malte torrado, café e notas de defumação. Esse defumado deve-se à tradição de secar e defumar o malte em madeiras, processo característico da região de Bamberg, Alemanha. A Rauchbier ganhou o prêmio Silver Award 2009 da European Beer Stars entre as cervejas de mesmo estilo.

Hamburguer de pato com queijo brie e mini rucula, com demi-glace acebolado
- Bamberg Munchen
A cerveja Bamberg München possui coloração marrom-avermelhada, aromas de malte e lúpulo e creme consistente de boa duração. Seu sabor é marcado pelo lúpulo e pelo caramelo proveniente do malte. Como a maioria das cervejas da Bamberg, é produzida segundo a Lei de Pureza da Baviera.


Nem preciso dizer que a noite, e a harmonização, foram supimpas e ainda contamos com as tradicionais presenças do Leandro (Cozinha Pequena) e da Raquel de Meneses(que não gosta de ser chamada de Raquel), então vamos chama-la de Bia.

sábado, 1 de maio de 2010

Receita de Hamburguer de Linguiça e Gorgonzola

Foi uma noite mágica! Simplesmente mágica! Magistralmente mágica! World-fuckin'mente mágica!
Resolvemos fazer uma noite de hambúrguerezes antes da noite de harmonização de hambúrgueres com cerveja, que realizaríamos a posteriori à noite em que o video abaixo foi gravado, com a presença do ilustre Marcelo do site Cerveja Gourmet.
Nesta noite, e na próxima noite tb, contamos com a ilustríssima presença da Raquel de Meneses e seu futuro marido! É mais uma amizade que promete ter longa duração!



No próximo post colocarei as harmonizações sugeridas pelo @cerveja_gourmet com base nos hambúrgueres que fizemos.
E de antemão eu já agradeço ao Marcelo, que levou sua futura esposa Carol, para nos acompanhar em mais uma noite da Confraria, e nos presenteou com muita diversão, camaradagem e claro, cervejas!

- Ingredientes
8 linguiças de porco
1 dente de alho picado
60 gramas de miolo de pão
folhas de sálvia a gosto
70 gramas de gorgonzola
sal e pimenta a gosto
2 cebolas roxas em fatias finas
2 colheres de sopa de manteiga
azeite de oliva
4 pães de hambúrguer
alface frisée
tomate em fatias
mostarda a gosto

- Como fazer
Abra as linguiças e retire a carne. Numa tigela, misture bemn a carne com o alho picado, o miolo de pão, a sálvia e tempere com sal e pimenta a gosto. Com esta mistura forme hambúrgueres- no centro de cada um coloque um bom pedaço de queijo e envolva-o com a carne. Numa frigideira, derreta a manteiga com um fio de azeite. Junte as cebolas e deixe caramelizar por cerca de 10 minutos em fogo baixo. Enquanto isso, grelhe os hambúrgueres numa frigideira, cerca de 6 minutos de cada lado. Aqueça os pães no forno, corte-os e coloque na parte de baixo um pouco de mostarda, a alface, o tomate em fatias, o hambúrguer e, por fim, a cebola caramelizada. Sirva

Vejam como ficou:





A receia acima foi copiada, totalmente do site Gastrolândia. Fizemos uma alteração depois, que ficaram muito boas, substituindo a sálvia por alecrim, e aumentando a qtde de queijo.

Vale ressaltar tb que, a cebola que fizemos foi caramelizada com mel... aliás, recomendo que vcs façam isso para toda e qquer cebola a ser refogada.

E não se esqueçam... o próximo post apresentaremos as harmonizações das cervejas, e foram váááááááááárias, com os hambúrgueres que fizemos e serão 3 tipos de hambúrgueres diferentes!