domingo, 25 de abril de 2010

Um Tartar Refrescante da Dadivosa by @Cozinhapequena

Para fechar a onda dos tartares, publico este última (ok, disse que seriam 4, mas estou com pregui e tenho outras coisas para postar logo) receita de tartar. Desta vez, a ação ficou por conta do, já íntimo, Leandrinho Little Kitchen.

A receita é do site Dadivosa, até então desconhecido para mim, mas altamente recomendável e com receitas muito boas... uma linguagem bem gostosa de se ler.

Take a look...



- Ingredientes:

1/2 abacate
1/2 cebola roxa pequena (precisa ser da roxa, que é mais suave e crocante)
1 tomate sem peles e sem sementes
1/2 limão
algumas folhinhas de manjericão fresco (o seco não vai prestar)
sal e pimenta moídos na hora
1 colher de sopa de lábane (coalhada seca), cream cheese, sour cream ou iogurte dessorado.
1 raminho de manjericão fresco
1 fio generoso do melhor azeite que seu bolso permitir comprar

- Como fazer:

Por conta da efemeridade do abacate, esse não é um prato para se fazer com antecedência. Deixe, portanto, para prepará-lo no último minuto. É bem fácil e não vai dar trabalho algum.
Comece picando a cebola roxa em minúsculos cubinhos (os meus tinham 1 mm). Uma faca bem afiada vai ser de grande valia nessa hora. Reserve a cebola numa tigela de vidro.
Esprema o limão por cima da cebola.
Corte o tomate sem pele nem sementes em cubinhos um pouco maiores (0,5 cm) e deixe-os na tigela com a cebola.
Chegou a hora da estrela. Como a polpa do abacate é sensível, você deve tomar alguns cuidados ao cortar. A primeira providência é deitá-lo com carinho sobre a tábua e fazer um corte profundo, horizontal, acompanhando o caroço. Pronto! Agora você tem sua metade de abacate com a qual trabalhar. A outra metade, se não for usar, respingue com limão e leve à geladeira, ainda com o caroço e coberta por uma película plástica.
Com uma faca afiada, vá cortando a casca. Para esse prato não vale aquela técnica de tirar a polpa com a colher, pois vai transformar tudo numa papinha e não estamos a fazer guacamole.
Depois de descascada a metade, deite-a novamente na tábua, com o buraco do caroço para baixo. Faça três cortes horizontais, separe as seções com cuidado e corte-as em quadrados. Formarão cubos de um centímetro, mais ou menos.
Junte o fruto à mistura que aguarda na tigela e envolva com bastante delicadeza. Moa sal e pimenta por cima (resista e não ponha muito, pois a idéia é manter a diversidade de sabores delicados e frescos).
Misture as folhinhas de manjericão e empregue.
Usei um aro para enformar e, às colheradas, fui preenchendo a cavidade, cuidando para não despejar o líquido que se formou.
Em cima do tartar vai a colherada de lábane (ou um dos substitutos recomendados), e o galhinho de manjericão. Um toque de excelente azeite e estamos conversados.

E ela ainda completa com algumas dicas:
"O segredo está em escolher bem os ingredientes, caprichar ao picá-los e, principalmente, não se render ao comichão de adicionar mil e um temperos, alhos e conservas."

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Tartar de atum com abacate, chips de alcachofras e molho tarê

Esta receita de tartar de atum com abacate, chips de alcachofras e molho tarê, foi feita pelo @leo_trivial, do Trivial Ou Nem Tanto, especialmente para a Semana do Tartar do Mesa pra 1. Porém, a receita é da entrada é do Restaurante Eñe.

O vídeo ficou muito bom, principalmente pela trilha sonora. Acho que perdi alguns lances da hora de fazer o molho tarê, mas... depois, se eu tiver paciência tento procurar!



O modo de fazer foi retirado totalmente do Trivial.
Nível: fácil
Rendimento: 4 porções

Ingredientes
300 g de lombo de atum fresco
1 abacate
Suco de ½ limão (usei limão-cravo)
2 colheres de sopa de azeite
Flor de Sal
Tabasco
2 corações de alcachofra
Pimenta do reino
Cebolinha francesa

200 ml de shoyu
200 ml de sakê mirin (licoroso)
3 colheres de sopa de açúcar

Reduza o shoyu, o saquê mirin e o açúcar até ficar com consistência de caramelo. Como tinha sobrado um pedaço da ponta do lombo do atum com pele, dei uma tostada na pele e na carne e joguei para ferver junto da redução, tirando um pouco antes do ponto de caramelo. Isso ajuda a deixar mais gostoso.

Leve os corações de alcachofra cortados ao meio para dourar em forno baixo. Retire quando estiverem douradas e, com a mão, “desmonte” as pétalas. Usei uns que tinha aqui em casa em conserva, mas nesse caso é bom lavar bem para tirar o gosto salgado do líquido.

Corte o abacate em cubinhos pequenos e reserve. Corte o atum em cubinhos, tempere com flor de sal, gotinhas de Tabasco a gosto (usei umas 5 ou 6), pimenta do reino e 2 colheres de sopa de azeite. Misture bem. Adicionar o limão só perto de servir, para não cozinhar demais o peixe.

Com um aro, enforme primeiro o abacate, depois coloque uma camada de atum por cima. Pressione levemente com o fundo da colher para firmar e retire o aro. Agora é finalizar com os chips de alcachofra, cebolinha francesa e circular com o molho asiático.

Sirva com torradinhas como entrada ou com uma salada como prato principal.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Steak Tartar do Olivier Anquier - em 2 minutos e meio!

Bom pessoal... pretendo, nesta semana, desmistificar as lendas existentes envolvendo os tartares... e apresentar quão fácil é fazer este prato. E neste momento cito um grande amigo: "Fazer, é fácil. Fazer certo é que é difícil!". De qualquer forma... todos estão feitos... e se eu posso, vocês podem!

Essa receita de steak tartar foi gravada originalmente sem áudio e resolvi colocar a patty griffin - moon river pela sutileza da receita... e achei que ornou bastante!

Para torná-la mais nobre, bebi da fonte do site do Olivier Anquier para me auxiliar! Editei pra cacete e a receita ficou extremamente rápida! Percebam que fiz meio que sem medidas exatas e tive que dar uma retocada em alguns (todos) os temperos. Mas é bem fácil!



Ingredientes:

• 1,5 k de filé mignon limpo
• 6 gemas de ovo
• 2 cebolas pequenas, muito bem picadas
• 2 colheres (sopa) de alcaparras bem picadas
• Folhas de manjericão picadas finamente
• 3 colheres (sopa) de molho inglês
• 2 colheres (sopa) de ketchup
• 2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
• Salsinha picada para decorar
• Sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto

Prepare assim:

• Retire os nervos e pique a carne finamente com a faca. Você pode também comprá-la já moída (somente uma passagem no moedor);
• Junte todos os ingredientes picados e misture bem;
• Acrescente as gemas e misture até formar uma pasta;
• Adicione o molho inglês e vá colocando ketchup, mostarda, pimenta e sal aos poucos, testando sempre até chegar ao ponto desejado do tempero;
• Decore com salsinha e um fio de azeite;
• Deixe resfriar na geladeira antes de servir.

Fonte: Site do Olivier !

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Moelas do Leo

Apos a receita da Picanha a St. Patrick feita pelo Leandro, chega a hora de postar mais um prato filmado na mesma noite, praticamente 1 mes atras, para celebrarmos o dia de Sao Patricio. Sim, estou sem acentos.

Chega a hora de postarmos a receita das Moelas do Leo, do Trivial ou Nem Tanto... um prato, descrito por ele mesmo como que feito por `visigodos`... mas que... contrasta com a simplicidade dos ingredientes e pelo modo ultre-facil de fazer, e como diz um amigo meu: "Fazer eh facil. Dificil eh fazer certo", mas enfim...

No video ha tb o inicio da nossa comemoracao que correu noite a dentro e a fora!



- Ingredientes
1 kg de moela
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheress de sopa de paprica picante
1 colher de sopa de paprica doce
Pimenta do reino branca esmagada
Salsa
Sal

-Modo de fazer
Salgar as moelas. Refogar a cebola e o alho. Refogar a moela, adicionar as papricas e a pimenta do reino branca. Cobrir com agua. 30 minutos de pressão. abrir, provar.
Corrigir sal e, se necessário,mais páprica a gosto.
quando o molho reduzir e encorpar, colocar um pouco de salsa picada e partir pro abraço.

bjundas
Leo

domingo, 4 de abril de 2010

Molho de churrasco



RECEITA DO MOLHO DE CHURRASCO (esse molho já foi testado com costela de porco, cordeiro, galinha caipira e novilho - porção serve de 4 a 6 pessoas)

- Carne
1 x 1.8 kg de galinha (de preferência caipira)
ou
1 x 3kg de pernil de cordeiro, com osso
ou
2kg de costela de porco

- Marinado
- 1 colher de chá rasa de sementes de cominho
- 5 cabeças de cravo
- 8 grãos de pimenta do reino
- sal marinho
- 30g de tomilho-limão
- 30g de alecrim
- 1 laranja (suco e casca)
- 1 cabeça de alho
- 4 colheres de chá rasas de páprica doce
- 6 colheres de sopa de vinagre balsâmico
- 250g de catchup
- 8 colheres de sopa de azeite
- 10 folhas de louro


# pré-aqueça seu forno a 180º e taque fogo no carvão cerca de 40 minutos depois de colocar a carne no forno

PARA O MOLHO MARINADO

1. separe as folhas de alecrim e do tomilho-limão dos ramos
2. triture as sementes de cominho e o cravo junto do sal marinho e dos grãos de pimenta do reino com um pilãozinho
3. pique bem fininho as folhas de erva-doce e de alecrim, e também alho
4. junte todos os ingredientes acima em um bowl e acrescente a páprica doce, as folhas de louro, o suco de uma laranja, os pedaços da casca da laranja, o catchup, o azeite e o vinagre balsâmico; misture bem
5. coloque um pouco de molho no fundo da assadeira e esfregue a carne antes de acondicioná-la; se for cordeiro, frango ou novilho, pode fazer uns sulcos com a ponta da faca para que o molho entre; regue a carne de sua escolha com o molho restante, cubra com papel alumínio bem displicentemente e leve ao forno a uma temperatura de 220º por cerca de 1h30

A carne fica boa o suficiente só no forno - você pode esticar por mais 15 minutos o tempo de forno para dar uma grelhada. Mas se quiser dar uma crocância, leve à churrasqueira por 15 minutos (fogo não muito forte!), e vá regando com o molho que cozinhou junto da carne e sobrou.

(agradecimentos ao Jamie Oliver)